Cirurgia Endovascular

Cirurgia Endovascular

A cirurgia endovascular corresponde a um método minimamente invasivo para o tratamento das doenças vasculares que tem como principais benefícios: mínima agressão cirúrgica, menor tempo de internação hospitalar, recuperação mais rápida e retorno precoce às atividades diárias. A grande diferença para uma cirurgia vascular convencional é que a cirurgia endovascular trata as patologias por dentro dos vasos (por isso endovascular). Na cirurgia aberta, para acessar o vaso acometido por uma patologia, é necessário realizar uma incisão no local onde o vaso se localiza para poder reparar o problema. Nos procedimentos endovasculares, o acesso ao local é realizado por dentro do vaso, acessado por algumas artérias e veias específicas. A cirurgia endovascular é capaz de tratar quase a totalidade dos vasos, mas possui indicações precisas e, em alguns casos a técnica convencional ainda apresenta um melhor resultado. Por isso, é importante que o seu médico possua treinamento e titulação para indicar a melhor técnica para cada caso. A equipe Cardiovascular Associados é composta por cirurgiões vasculares com treinamento em centros de referência nacionais e com titulação exigida pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM). A cirurgia endovascular é capaz de realizar tratamento em todos os vasos, sejam artérias, veias ou vasos linfáticos. Veja abaixo os tipos de tratamentos realizados pela nossa equipe nos diferentes tipos de vasos.

DOENÇAS ARTERIAIS:

A Aorta é a principal artéria do corpo humano. Ele pode ser acometido por várias doenças que causa sua dilatação ou seu estreitamento. Uma das complicações mais graves na medicina é a ruptura da aorta. Por isso, a identificação e tratamento precoce destas condições é fundamental. Veja abaixo os tratamentos que oferecemos para as doenças da Aorta: - Correção Endovascular do Aneurisma de Aorta Torácica - Correção Endovascular do Aneurisma de Aorta Tóraco-abdominal - Correção Endovascular do Aneurisma de Aorta Abdominal - Correção Endovascular do Aneurisma Aorto-ilíaco - Correção Endovascular da Coarctação de Aorta - Correção Endovascular da Dissecção de Aorta - Angioplastia de Aorta (para tratamento de obstrução e estenose da aorta)

  1. Lorem ipsum consectetur adipi;
  2. Integer molestie facilisis in pre;
  3. Faucibus porta la;

As artérias carótidas e artérias vertebrais são importantes vasos sanguíneos que levam sangue oxigenado para o cérebro. Elas podem ser acometidas por doenças que causa estenoses (obstruções) e dilatações. A grande preocupação da obstrução desses vasos é o acidente vascular encefálico (AVE), comumente chamado de AVC (acidente vascular cerebral) ou derrame. Para evitar as complicações relacionadas às doenças destes nobres vasos, podem ser realizados os seguintes procedimentos: - Angioplastia de artérias carótidas - Correção Endovascular de Aneurismas de Artérias Carótidas e/ou Vertebrais - Embolização de Tumores Carotídeos (Paragangliomas ou Chemodectomas)

A patologia mais grave e frequente das artérias dos membros inferiores é a aterosclerose. Corresponde ao acúmulo de placas de gordura e cálcio na parede dos vasos, levando à interrupção ou diminuição do fluxo de sangue. Isto pode levar a uma dor incapacitante ou até mesmo feridas nas pernas, situações em que indicamos intervenção. Além disso, os vasos podem dilatar, determinando aneurismas que também podem ser tratados pelo método endovascular. As artérias dos membros inferiores são: artérias ilíacas, artérias femorais, artérias poplíteas e artérias tibiais. Abaixo estão os tratamentos que podem ser realizados nestas artérias:

  1. Angioplastia das artérias dos membros inferiores (com ou sem stent)
  2. Correção endovascular dos Aneurismas de artérias dos membros inferiores

A patologia mais grave e frequente das artérias dos membros inferiores é a aterosclerose. Apesar de ser a mais frequente, é bem mais rara do que o acometimento dos membros inferiores. Corresponde ao acúmulo de placas de gordura e cálcio na parede dos vasos, levando à interrupção ou diminuição do fluxo de sangue. Isto pode levar a uma dor incapacitante ou até mesmo feridas nas pernas, situações em que indicamos intervenção. Além disso, os vasos podem dilatar, determinando aneurismas que também podem ser tratados pelo método endovascular. As artérias dos membros superiores são: artérias subclávias, artérias axilares, artérias braquiais, artérias radiais e artérias ulnares. Abaixo estão os tratamentos que podem ser realizados nestas artérias:

  1. Angioplastia das artérias dos membros superiores (com ou sem stent)
  2. Correção endovascular dos Aneurismas de artérias dos membros superiores


DOENÇAS VENOSAS:

A cirurgia endovascular também está presente na cirurgia venosa. O tratamento do refluxo da veia safena pode ser realizado por via endovascular, guiada por ultrassom, a partir da termo-ablação endoluminal do vaso. Explicando melhor: ao invés de realizar uma cirurgia com cortes para o tratamento da safena, é colocado um cateter por dentro da veia que, através do estímulo térmico, “queima” a veia por dentro. O resultado é uma diminuição dos hematomas, das dores pós-operatórias e retorno precoce às atividades diárias. As terapias oferecidas são:

  1. Termoablação de veias safenas por endolaser
  2. Termoablação de veias safenas por radiofrequência

Muitos casos de insuficiência venosa crônica são devido a uma compressão de veias intra-abdominais. Os dois casos mais comuns: compressão da veia ilíaca comum esquerda (Síndrome de Cockett ou May-Thurner) e compressão da veia renal esquerda (Síndrome de Nutcracker). A cirurgia endovascular ajuda a mitigar esses problemas com colocação de stents. Vale ressaltar que a indicação deve ser extremamente precisa e apenas em casos que comprovadamente os sintomas são devido à compressão e com sintomas limitantes.

  1. Angioplastia com stent de veia ilíaca comum esquerda
  2. Angioplastia com stent de veia renal esquerda

Da mesma forma que ocorrem varizes nos membros inferiores, as veias pélvicas podem se dilatar e formar varizes que se localizam ao redor dos órgãos pélvicos. Na mulher isso é mais comum, causando bastante desconforto com dor no período menstrual e durante relações sexuais. A terapia endovascular possui a característica de diagnosticar e tratar esse problema, com a embolização das varizes pélvicas.

  1. Embolização de varizes pélvicas

Atendimento

SEPS 709/909 Conjunto A sala T4
Centro Médico Júlio Adnet
Asa Sul, Brasília-DF
CEP 70390-095

Funcionamento

Segunda a Sexta 8:00 hs to 20:00 hs
Sábado Fechado
Domingo Fechado

Social Media